SELO DE QUALIDADE EQAVET VISITA DE VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE (24 de setembro de 2021)

O processo EQAVET mantém-se em marcha no nosso Agrupamento. Depois da atribuição do Selo de Qualidade consignado a um ano, ocorrida em setembro de 2020, e após aturado trabalho por parte do Agrupamento (e, em especial, da equipa EQAVET, docentes, alunos, encarregados de educação e stakeholders/ colaboradores-parceiros), foi possível construir um referencial próprio que identifica as nossas metas em termos de Qualidade, por um lado, e dar resposta aos desafios de melhoria resultantes da auditoria de 2020, por outro.

Um ano depois, e completado este processo, o Agrupamento informa a Comunidade Educativa de que a nova sessão de Verificação de Conformidade EQAVET está agendada para o dia 24 de setembro de 2021, sexta-feira, refletindo os trabalhos o alinhamento constante do cronograma infra.

Agradecemos a todos aqueles que se envolveram de forma viva e participada neste trabalho de afirmação do Agrupamento no Processo da Qualidade a sua energia e o seu entusiasmo. Aguardamos serena e responsavelmente a concretização dos trabalhos, seguros de que hoje somos uma Escola mais estruturada e preparada para face aos desafios do futuro do que o fomos no passado.

 

Visita in loco de verificação de conformidade EQAVET – Programa e Intervenientes

Hora

Atividade - Metodologia

Intervenientes

Nome e

cargo/função

9:30–11:30

Reunião inicial.

 

A entidade é convidada a apresentar, de forma sucinta, o processo de alinhamento com o Quadro EQAVET e respetivas evidências.

 

A equipa de peritos solicita esclarecimentos, face à informação prestada e à prévia análise documental realizada.

- O Responsável da Entidade Formadora.

- O Responsável da Qualidade.

- O Diretor Pedagógico.

(caso algumas destas funções sejam exercidas pela mesma pessoa, incluir a participação de alguém relevante face ao objetivo da reunião, para garantir três presenças).

- Prof. Luís Dias Ramos (Diretor do Agrupamento).

- Prof. Jorge Pimenta (Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário).

- Prof. Helena Oliveira (Coordenadora dos Cursos profissionais).

11:30-12:30

Análise documental.

 

A equipa de peritos verifica documentalmente evidências apresentadas e clarifica ou identifica questões a colocar nas reuniões com os painéis de stakeholders internos e externos.

Interlocutor para orientar e prestar assistência à consulta da documentação.

-  Emília Miranda (Secretária da Direção/Diretor).

14:00-15:00

 

Reunião com o painel de stakeholders externos.

 

A equipa de peritos ausculta os intervenientes sobre o seu envolvimento no processo e as suas perspetivas sobre as áreas de melhoria identificadas.

- 2 dos atuais empregadores de diplomados pela entidade.

- 1 elemento do órgão consultivo da entidade.

- 1 dos atuais Tutores da FCT.

- 1 encarregado de educação pertencente à Associação de Pais.

- 1 encarregado de educação não pertencente à Associação de Pais.

- Bruno Peixoto, Diretor do Hotel Apúlia-Praia.

- Sérgio Marques, gerente da empresa Dar Ideias.

- Prof. Ângela Viegas (Tutor – Curso Profissional de Técnico de Multimédia).

- Sandra Ferreira (EE curso Prof. T. Op. Turísticas).

- José Alberto Cruz (Rep. EE curso Prof. T. Multimédia).

15:00-15:40

Reunião com o painel de alunos.

 

A equipa de peritos ausculta os intervenientes sobre o seu envolvimento no processo e as suas perspetivas sobre as áreas de melhoria identificadas.

- Três alunos finalistas, sempre que possível de cursos diferentes.

- Beatriz Moreira Ferreira - aluna finalista do curso profissional de Técnico de Operações Turísticas.

- Simão Dias - aluno do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

- André Araújo (ex-aluno do Curso Profissional de Técnico de Turismo).

 - João Araújo (ex-aluno do Curso Profissional de Técnico de Multimédia).

 

15:40-17:00

Reunião com o painel de outros stakeholders

Internos.

 

A equipa de peritos ausculta os intervenientes sobre o seu envolvimento no processo e as suas perspetivas sobre as áreas de melhoria identificadas.

- 2 Diretores de Curso ou 1 Diretor de Curso e um Diretor de Turma.

- 2 professores, sendo necessariamente 1 da componente técnica.

- 1 Técnico do Serviço de Orientação ou alguém que a instituição entenda dever estar presente

- 1 representante do pessoal não docente.

- Prof. João Luís Silva (Diretor de Curso/Turma – Técnico de Turismo).

- Prof.  Nuno Fernandes (Diretor de Curso/Turma – Técnico de Multimédia).

- Professores: Andreia Pinto e António Silva.

- Psicólogas Marta Fernandes e Patrícia Oliveira (Serviço de Psicologia e Orientação)

- Helena Araújo (Assistente Técnica).

17:15-17:45

Reunião Final.

 

A equipa de peritos ausculta os intervenientes sobre o processo de verificação de conformidade EQAVET e salienta aspetos identificados, a ponderar no relatório a produzir na sequência da visita.

O Responsável da Entidade Formadora.

O Responsável da Qualidade.

O Diretor Pedagógico.

(caso algumas destas funções sejam exercidas pela mesma pessoa, incluir a participação de alguém relevante face ao objetivo da reunião, para garantir três presenças).

- Prof. Luís Dias Ramos (Diretor do Agrupamento).

- Prof. Jorge Pimenta (Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário).

 - Prof. Helena Oliveira (Coordenadora dos Cursos profissionais).

 

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search