PROCESSO EQAVET 2021: ATRIBUIÇÃO DO SELO DE QUALIDADE AO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE D’ESTE

O ano letivo de 2019/2020 foi muito importante para o Agrupamento de Escolas de Vale D’Este uma vez que, cumprindo o propósito de reforçar as suas valências formativas e de melhorar a qualidade da sua oferta educativa, solicitou a entidades externas uma avaliação dos seus cursos profissionais tendo em vista a obtenção do Selo de Qualidade, no quadro EQAVET. Do processo de auditoria de então resultou a atribuição do Selo de Conformidade EQAVET, condicionado ao período de um ano, o que determinaria a reavaliação no ano seguinte.

Cientes de que a atribuição do Selo de Qualidade representa uma responsabilidade acrescida, desafiando o Agrupamento a manter os níveis de desempenho e de qualidade em patamares elevados, a equipa EQAVET desenhou um plano de ação que pressupunha um conjunto de iniciativas de melhoria que pudessem refletir um verdadeiro alinhamento com o sistema de garantia da qualidade, no quadro EQAVET.

Assim, e em termos estratégicos, a equipa EQAVET propôs ao Agrupamento e à ANQEP uma abordagem que permitisse, por um lado, a retoma das principais linhas de trabalho que foram seguidas em 2019/2020 e, por outro, o tratamento de alguns novos indicadores. No primeiro caso, foram exploradas áreas como abandono escolar, absentismo, metas de sucesso, relacionamento e envolvimento com/dos stakeholders, trabalho do SPO com os alunos do ensino profissional, estágios de formação e reforço dos conhecimentos técnicos ministrados na escola; já os novos indicadores a explorar estavam ligados à formação de pessoal docente e não docente, à proveniência e trajeto dos alunos que ingressam no ensino profissional, ao acompanhamento dos alunos vulneráveis ao longo do curso e ao acompanhamento de todos após a conclusão dos seus estudos em Viatodos.

Pretendíamos, assim, uma atuação abrangente que cobrisse três níveis fundamentais:

  1. a) Formal/ protocolar – todos os documentos a produzir com evidências do cumprimento dos requisitos previstos nos indicadores;
  2. b) Pedagógico/ práticas – renovação documental e procedimental; dinamização de projetos; reformulação de práticas avaliativas e de supervisão;
  3. c) Reforço da relação entre o Agrupamento e Stakeholders Externos.

Setembro de 2021 foi o mês da prestação de contas. Efetivamente, no dia 24, o Agrupamento recebeu a visita de dois peritos da ANQEP tendo em vista a monitorização dos avanços que foram produzidos. Para o efeito, foram feitas duas apresentações que, por um lado, davam a conhecer o nosso projeto de Qualidade, com as Metas definidas e o alcançado, e, por outro, davam conta do Plano de Melhoria com respetivas evidências. Seguiu-se a verificação documental e a auscultação dos diferentes stakeholders em painéis propositadamente constituídos para o efeito.

No final dos trabalhos, todos ficamos com a sensação de dever cumprido e de que os elementos recolhidos cumpriam as exigências da Agenda da Qualidade, o que veio a confirmar-se no dia 25 de outubro, por ocasião da publicitação do Relatório Final dos peritos com a boa-nova que aqui se reproduz: “Face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia de qualidade com o Quadro EQAVET, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Vale D’Este, propõe-se a atribuição do Selo de Conformidade EQAVET”, sem qualquer limitação temporal, numa decisão que surge fundamentada com base no esforço feito para introduzir medidas corretivas que conduziram a um resultado consolidado na maioria dos critérios aferidos.

Podemos, em síntese, afirmar que o resultado final é um sinal inequívoco de que o rumo está traçado e de que o trabalho desenvolvido no ensino profissional, em Viatodos, é, à data de hoje, reconhecido como de grande qualidade. É, pois, legítimo sentirmos todos, no Agrupamento e na Comunidade Educativa, satisfação e orgulho, embora, de igual modo, uma forte responsabilidade, pois as exigências são sempre mais elevadas quando se alcança um nível de desempenho destacado. Aceitemos, pois, o desafio!

 

Professor Jorge Pimenta

Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário e Coordenador da Equipa EQAVET

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search