“A pedalar também se aprende!”, no Agrupamento de Escolas de Vale D’Este

“A pedalar também se aprende!”  foi o mote para o primeiro passeio promovido pelo Clube Bike, que está operacional pela primeira vez este ano letivo, no Agrupamento de Escola Vale D’Este, Viatodos.

Nesse sentido, o Clube Bike organizou, este sábado, dia 13 de novembro, um passeio de bicicleta por um dos mais bonitos trilhos de freguesias de Viatodos, Nine, Arnoso Santa Eulália, Couto de Cambeses e São Miguel da Carreira, num percurso circular de 15 quilómetros que fez as delícias dos cerca de 40 participantes, entre alunos, professores e até alguns familiares dos alunos envolvidos na atividade. O grupo contou ainda com o acompanhamento da GNR de Barcelos e Bombeiros Voluntários de Viatodos, para maior segurança de todos.

De acordo com a Professora Ana Maria Moreira, coordenadora do Clube, o que se pretende é “reconhecer o papel fundamental da educação para o exercício consciente da cidadania ambiental, proporcionando uma mobilidade ativa ciclável aos alunos.” Para que tal seja possível, é premente a implantação de projetos pedagógicos inovadores e a realização de atividades que promovam o uso da biclicleta, de forma segura e consciente, acresce a docente.

O ponto de encontro foi a sede do agrupamento, da qual o grupo às 9.00 horas e onde chegou cerca das 12.30. Ao longo do percurso, admirou-se a paisagem outonal, conviveu-se, trocaram-se curiosidades sobre matemática, português, história… Mas sobretudo viveu-se o momento! Segundo Daniela Morais, aluna do 11º ano do Curso Científico Humanístico de Línguas e Humanidades “Esta atividade fez-me bem, não só para relaxar, mas também para mudar a minha rotina. Fez-me sair um pouco da minha zona de conforto e conhecer novos caminhos. Adorei e tenciono repetir!” Já na perspetiva de Ana Luísa Silva, aluna do mesmo ano e curso, “A foi muito bem conseguida, pois não só promoveu a atividade física como a interação entre alunos e professores de uma forma mais informal. O percurso foi feito sempre com bom humor e muitas gargalhadas. Mal posso esperar pela próxima atividade!”

Pelo meio, os participantes tiveram o privilégio de saborear as “Broinhas de Santa Luzia e degustar umas saborosíssimas castanhas assadas, servidas com enorme simpatia e com o patrocínio da União de Freguesias de Viatodos, Grimancelos, Minhotães e Monte de Fralães.

Outros patrocínios asseguraram a realização deste “A pedalar também se aprende”, entre os quais a Amber, Vieira de Castro, Louropel e AfaCycles num dia em que até São Martinho presenteou os ciclistas com um maravilhoso dia de Sol!

Visualizar vídeo sobre a atividade

 

 

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search