A pedalar mascarados pela Terra

 

Luta pelo ambiente foi o tema da iniciativa promovida pelo Clube Bike do Agrupamento de Escolas Vale d’Este, que levou os alunos a pedalar mascarados, percorrendo vários locais da freguesia de Viatodos.

A segunda iniciativa promovida pelo Clube Bike do Agrupamento de Escolas Vale d’Este decorreu no dia 25 de Fevereiro, sob o lema ‘A pedalar mascarados pela Terra’. O Club Bike estabeleceu uma parceria com o Bia Todos Team - Casa do Povo de Viatodos, unindo-se esforços em prol da Natureza e Sustentabilidade. Para além disso, o evento contou com um convidado especial, o Campeão Regional da Taça de Maratonas ARCVR, Filipe Brito, ciclista com um projecto que envolve a promoção da mobilidade ciclável junto dos mais novos.

O ciclista destacou a importância do uso da bicicleta, referindo que a mesma “não serve só para fazer desporto. A bicicleta é um meio de transporte. Quantas mais pessoas estiverem a andar de bicicleta, menos carros estarão a circular na estrada”. A questão da segurança também foi abordada pelo campeão, para quem “os nossos governantes têm de estar cada vez mais sensibilizados para essas situações. Se houver vias próprias para os utilizadores de bicicletas, as pessoas sentir-se-ão muito mais seguras. Daí que as ciclovias sejam muito importantes”.

Além da participação activa no evento, Filipe Brito alertou os jovens e todos os participantes para a necessidade de se observarem as regras de segurança quando se usa a bicicleta e conversou com os alunos, dando o seu testemunho de ciclista experimentado.

E porque é Carnaval, todos os participantes foram desafiados a comparecer mascarados, preferencialmente usando máscaras alusivas à Terra e à sustentabilidade, nunca esquecendo um dos objectivos do Clube Bike: a sensibilização para o cuidado e preservação do nosso Planeta, já que, parafraseando Greta Thunberg ‘Não há planeta B’.

O grupo de mais de 80 participantes saiu da sede do Agrupamento e percorreu Viatodos, num percurso circular traçado pelo Bia Todos Team. Saudou e foi saudado por vários habitantes e, mais uma vez, não faltaram sorrisos e companheirismo, a dar conta de que também assim se faz a escola e se educam jovens e adultos, unidos na comum missão de preservar o planeta que nos acolhe.

 

Notícia original do Correio do Minho

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search