Participação da nossa escola no Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República em parceria com o Instituto Português da Juventude, Ministério da Educação, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira e Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nas regiões autónomas e visa incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, sublinhando a importância das suas contribuições para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgão do poder político.

Este projeto desenvolve-se em três fases: 1) Sessões a nível de escola onde são apresentados os diversos projetos de resolução, é aprovado o projeto de resolução da escola e são eleitos os representantes na sessão distrital; 2) Sessão Distrital que funciona com a mesma dinâmica para escolher o projeto e os representantes no distrito na sessão a nível nacional; e Sessão a nível nacional que decorrerá na Assembleia da República.

No presente ano letivo o tema deste projeto foi o seguinte, quer para o Ensino Básico quer para o Ensino Secundário: “Saúde Mental nos Jovens: Que Desafios? Que Respostas?”

As sessões distritais do Distrito de Braga ocorreram de acordo com a seguinte calendarização e com os seguintes representantes:

- Secundário, no dia 21 de março, em que participaram as alunas Catarina Maria Barros de Sá, n.º 2 do 11º A, Inês Soares campos, n.º 5, do 11º A e Maria Inês Ferreira Araújo n.º 6, do 10º B.

- Básico, nos dias 27 e 28 de março, Carolina Oliveira Cardoso, n.º 4, do 9º A, Mariana Sofia Amorim Torres, n.º 16, do 9º B e Margarida Lopes Ferreira, n.º 11, do 9º D.

A participação da nossa escola foi muito empenhada e dignificante e do agrado das nossas alunas que manifestaram o desejo de repetir esta experiência extremamente enriquecedora.

Esta atividade desenvolveu-se a nível do Departamento de Ciências Sociais e Humanas sobre a coordenação dos professores João Luís Silva (Ensino Básico) e Olga Aquino (Ensino Secundário). Os alunos foram acompanhados nas sessões distritais pelo professor João Oliveira.

 

 

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200/933407151

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search