PROCESSO EQVAET
SESSÃO PÚBLICA 2021: O PROCESSO EQAVET – DESAFIOS E OPORTUNIDADES
O trabalho em prol da qualidade da formação pressupõe, em Educação como em todas as áreas, a promoção de momentos de partilha suscetíveis de permitirem efetuar balanços do trabalho desenvolvido e das ações a desenvolver. Ciente deste princípio orientador, a equipa EQAVET organizou na escola-sede do Agrupamento de Escolas de Vale D’Este, no dia 10 de fevereiro, às 19h, uma Sessão Pública com formato misto, já que presencial, no caso dos oradores, e a distância, no dos convidados.
A sessão contou com a participação dos diferentes atores educativos do Agrupamento, desde a Autarquia, na pessoa da Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Vereadora da Educação, Dra. Armandina Saleiro, passando pelos elementos da Gestão, com destaque para o Diretor do Agrupamento, Prof. Luís Ramos, e o Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Prof. Miguel Fonseca, passando ainda pelo consultor do Agrupamento para o EQAVET, Dr. Vasco Freitas, e a equipa EQAVET (com o coordenador da equipa e Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário, Prof. Jorge Pimenta; a Coordenadora dos cursos profissionais, Prof. Helena Oliveira; a representante do SPO, Psicóloga Marta Fernandes; os Diretores de Curso/Turma, Profs. João Luís Silva (Turismo), Nuno Fernandes (Multimédia), Carlos Batista (Desporto)) e terminando com um stakeholder externo e colaborador direto do Agrupamento, Senhor Vítor Rodrigues, e um ex-aluno do ensino profissional, André Araújo. Acompanharam os trabalhos, via online, professores, assistentes operacionais e técnicos, representantes dos alunos e dos encarregados de educação, para além, naturalmente, de representantes de instituições e empresas que connosco têm colaborado ao longo dos tempos.
A sessão teve início com a intervenção da Dra. Armandina Saleiro que fez referência à aposta que tem sido feita pelos diferentes agrupamentos do concelho de Barcelos na oferta formativa de cursos profissionais reiterando a emergência de todos se adaptarem às exigências da sua certificação no alinhamento com o Quadro EQAVET. Terminou sublinhando o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Vale D’Este, desde 2012 – ano do lançamento do ensino secundário –, trabalho que tem permitido aos alunos, ao longo dos anos, resultados de muito bom nível e correspondente sucesso seja no mercado de trabalho, seja no ensino superior.
Os responsáveis máximos do Agrupamento, Profs. Luís Ramos e Miguel Bacelar, nas suas intervenções, fizeram uma abordagem à importância do Selo de Qualidade EQAVET e ao inerente reforço da qualidade da oferta formativa quer para a escola, quer para a região que esta serve.
Ulteriormente, o Dr. Vasco Freitas apresentou o desenho retrospetivo e diacrónico do processo EQAVET no Agrupamento, desde o seu início, passando pelas etapas percorridas, até à avaliação pelos auditores externos e correspondente certificação, obtida em setembro de 2020, enquanto o professor Jorge Pimenta, num segundo momento, fez incidir a sua intervenção nos desafios que a todos se colocam em 2021, tendo lançado um olhar sobre os indicadores trabalhados na primeira fase e que carecem de aprofundamento, por um lado, e os novos indicadores que o Agrupamento se propõe explorar, num segundo momento. Daqui resulta a necessidade de intervenção ao nível protocolar e formal, mas também ao nível pedagógico (com a renovação documental e procedimental, a reformulação de práticas, a dinamização de projetos, entre outros) e do reforço da relação entre o Agrupamento e os stakeholders externos, num esforço entretanto iniciado.
A coordenadora dos cursos profissionais fez uma sinopse do grau de satisfação dos diferentes stakeholders dos Cursos Profissionais do Agrupamento baseada na análise de inquéritos aplicados no final do ano letivo anterior, tendo feito referência àquilo que os inquiridos consideravam ser os pontos fortes e as fragilidades da respetiva oferta formativa, ao mesmo tempo que deu nota do entretanto realizado internamente no sentido de corresponder às sugestões feitas por todos, tendo em vista o incremento da qualidade e do grau de satisfação dos inquiridos.
Seguiu-se a intervenção da psicóloga Marta Fernandes, que fez uma abordagem centrada no processo de lançamento dos cursos profissionais, do ingresso dos alunos nesta oferta formativa e nas respetivas saídas, seja visando o mercado de trabalho, seja almejando o ingresso no ensino superior.
Numa fase mais adiantada dos trabalhos, os diretores de turma/curso fizeram assentar as suas intervenções no retrato dos respetivos cursos dando conta, sucessivamente, das taxas de conclusão, do ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior e do grau de satisfação dos alunos com o trabalho ministrado, tendo terminado com uma referência ao trabalho que vem sendo desenvolvido este ano face ao previsto no plano de melhoria e aos objetivos traçados pela equipa EQAVET em termos do seu Plano de Ação.
A terminar, seguiu-se o testemunho de um ex-aluno que recordou a importância do Agrupamento na sua afirmação na área do Turismo, tendo-lhe proporcionado uma aprendizagem diversificada, aprofundada e carregada de experiências formativas tanto em Portugal como no estrangeiro; acrescentou que, ao mesmo tempo, conseguiu reunir as ferramentas que lhe permitiram o ingresso numa licenciatura em Turismo. A derradeira intervenção coube ao Stakeholder Vítor Rodrigues que deu nota da importância de se estabelecer pontes de contacto entre a empresa e a escola, não apenas na formação em contexto de trabalho, mas também, e sobretudo, no que considerou uma linha contínua de cooperação capaz de levar a empresa à escola mas também de deixar a escola ir até à empresa, em diferentes momentos do ano.
Em síntese, dos trabalhos desta Sessão Pública tem de se fazer, forçosamente, um balanço muito positivo, já que permitiram a todos os agentes educativos presentes aferir o “Estado da Arte” numa fase decisiva do processo EQAVET, ao mesmo tempo que tomar consciência das valências que estão a ser trabalhadas na renovação do Selo de Qualidade bem como do papel de cada um no processo em curso.
Professor Jorge Pimenta
Adjunto do Diretor para o Ensino Secundário