Clube Europeu

A Coordenadora do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu visitou a nossa escola

No dia 28 de janeiro de 2019, das 10.00h às 13.00h, esteve em visita ao Agrupamento de Escolas Vale D’Este – Viatodos a Dra. Alice Cunha, Coordenadora Nacional do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, no qual a nossa Escola participa. Também esteve presente a Dra. Inês Guardado, em representação do Parlamento Europeu. A visita foi planificada e programada pelos professores e alunos Embaixadores e incluiu diferentes momentos: exposição “O Holocausto na imprensa”, momento musical com alguns alunos da Academia de Música, seguidos de diálogo e convívio.
O dia foi programado pelos Embaixadores Juniores do projeto, com a orientação das Embaixadoras Sénior. Esta atividade incluiu a visita à exposição de trabalhos dos Embaixadores Juniores, visita à exposição “Em Memória das Vítimas do Holocausto”, que esteve patente na Biblioteca durante a semana, e visita ao InfoPoint (na Biblioteca Escolar). Posteriormente, a Dra. Alice pôde estar com os alunos que integram o projeto, presentes na biblioteca da escola, onde foi visualizado um vídeo de apresentação da Exposição “O Holocausto na imprensa”, outro com imagens das etapas/trabalhos realizados pelos alunos até ao momento, e ainda houve espaço para um diálogo com os presentes sobre o Programa. Para finalizar, foi realizado um lanche convívio.
O entusiasmo e empenho dos alunos Embaixadores foram excelentes a todos os níveis, pelo que merecem o nosso reconhecimento e agradecimento!
Há, ainda, muito trabalho a realizar, pois faltam-nos cumprir algumas atividades previstas e, por isso, continuaremos a contar com a energia e criatividade de todos para alcançarmos algumas das nossas metas: o trabalho em equipa, as experiências educativas e, se possível, a visita a Estrasburgo.

Participação no Concurso “Eu sou Europeu.”- Visita à Assembleia da República.


No dia 11 de janeiro, alunos do 8.º e 9.º anos do nosso Agrupamento deslocaram-se ao Espaço Europa para participarem no Concurso: "Eu Sou Europeu" e, assim, tentarem a sua sorte. O Prémio atribuído à escola vencedora é aliciante: uma viagem a Bruxelas - uma oportunidade para os alunos conhecerem a cidade e aprofundarem conhecimentos sobre as instituições europeias.
Lá, fomos muito bem recebidos pela Dr.ª Fernanda Fernandes, que dinamizou previamente uma Sessão de Informação sobre a União Europeia, preparando, assim, os alunos para a participação no Concurso. No final, os alunos tiveram direito a um lanche oferecido pelo Espaço Europa e regressaram cheios de expetativa e curiosidade de saber o resultado do Concurso. Parabéns aos dinamizadores do Espaço, onde fomos tão bem acolhidos!
Após a participação no Concurso, os alunos visitaram a Assembleia da República, que teve como principal objetivo conhecer a organização e funcionamento desta instituição enquanto órgão de soberania. Os alunos começaram por visitar o Refeitório dos Monges, onde puderam ver painéis ilustrativos, com cenas da vida de São Bento; a Escadaria Nobre, com o seu imponente candeeiro de 1191 kg; a Sala dos Passos Perdidos, decorada com as pinturas a óleo de Columbano Bordalo Pinheiro e a Sala das Sessões, onde escutaram, atentamente, a lógica de distribuição dos diferentes membros participantes do Parlamento. Ainda puderam ver o colorido Salão Nobre, onde, sentados num bonito tapete de Arraiolos, puderam «viajar» pelo Portugal dos Descobrimentos (na visão do Estado Novo); e, por último, a nobre Sala do Senado, onde alguns alunos puderam desempenhar o papel de «mini-deputados», discursando perante uma plateia efusiva.

Contacte-nos

Sede

Agrupamento de Escolas Vale D'Este 
Rua das Fontaínhas, nº175
4775-263 Viatodos-Barcelos

 

 tel: 252960200

 fax: 252960209

 

 

 

 

Links Úteis



Search